Thursday, April 24, 2008

1ª Parte: A relação do poder com a cultura.


A cultura é um elemento da política... desde que existe política também existe elaboração cultural e uma ação comum em torno dela. E tudo indica que a consciência política sugiu na Grécia pela primeira vez.
“o homem é um animal político”, afirmou Aristóteles.
Como exemplo, o teatro grego, que era representado ao ar livre, era visto como elemento da vida pública, isto é, da mesma forma que os cidadãos participavam da democracia ateniense, também assistiam tragédias e comedias. Por isso que na época de Péricles, quando as funções públicas passaram a ser remuneradas, o publico passou a receber do Estado uma quantia em dinheiro (o teoricon) para assiste a peças teatrais e assim prestigiar, com sua presença, os festivais, cujas peças podiam inclusive ridicularizar os governantes, sem censura. A platéia ganhava para assistir...(porém, devo lembrar aos mais afoitos que deste banquete não participavam, porque não gozavam DE DIREITOS POLITICOS, os escravos, os estrangeiros e as mulheres...)
Já no império romano a cultura era vista como justificação de algo , principalmente do PODER, durante o governo de Otávio Augusto (27 a. C - 14 d. C) foi até mesmo instituída uma política para esse fim. MECENAS, ministro de Otávio, encarregado das questões culturais, tinha como função patrocinar obras que engrandecessem a figura do imperado e dessa forma justificassem o poder Romano.
Daí duas coisas importantes:
1 – a origem do chamado mecenator, que ocorre toda vez, mesmo em períodos históricos diferentes, que artistas ou pensadores são mantido por algum poder econômico ou político.
2 – no caráter em que isto acaba implicando, numa visão utilitária da cultura, isto é, a cultura utlizada para servir a um domínio político.
>>>>>>>>>>Segue para o século XV, a Europa vive o impacto da revolução comercial. (MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS)...uma explosão nas artes e no pensamento se fez sentir. Ai vem o movimento cultural Renascimento (resgate da cultura greco-romana) que esbarra na inquisição da Igreja católica.
DECAMERON –italiano Bocaccio – narra entrre ouvas coisas, deliciosas aventuras passadas em conventos...
Documento que Galileu Galilei assina que foi “seu engano”, a Terra não gira, o Universo é Infinito.
Estes muitos outro s momentos históricos, significativos em formação cultural e policita, permitem conclusões parciais:
1 – a política sempre se ocupou da cultura;
2 – na maioria das vezes a cultura tem sido incentivada de acordo com os interesses políticos e econômicos dominantes;
3 - quando a cultura ultrapassou os limites permitidos, foi reprimida;
4 – mas também, a produção cultural, quando organizada e consciente, provocou contribuições decisivas para transformações históricas.

A próxima analise será em torno da “era das revoluções”.....

Adaptado de: O que é política Cultural de Martin Cezar Feijó

No comments: