Thursday, September 06, 2007

Arquitetura - E o corpo?




A um tempo venho questionando o que fazer para o TFG, acho que estou um pouco longe de saber isso, mais tem algumas coisas que estão me seduzindo, que tem me acompanhado a muito tempo que é a relação do corpo com o edifício ou a cidade. O corpo sempre foi, e será (acredito eu....) o parâmetro, a escala para a concepção de um projeto arquitetônico, como Saulo cabeça (cabeça além do aspecto real, figurado é também uma máquina de informações inquieta) pode ser imenso o edifício, um castelo, templo, mosteiro ou qualquer bagulho grande, se tem um escada, é para o homem que foi pensado.
E a relação de quem experimenta o edifício com o mesmo?
E como usar o corpo como elemento fundamental para o desenvolvimento arquitetônico? O discurso corpo/edifício/cidade sempre se dá enquanto há uma experiência direta, um confronto, gerando milhares de relações/apropriações, mais como investigar o corpo afim de gerar questões para o ato de projetar?
A sedução que o corpo proporciona esta em todos os lugares, é um elemento de fruição fortemente utilizado na publicidade, ai vem a historia do fetiche que foi a questão forte no nosso trabalho de atelier 5 que esta em andamento (recortesalvador3.blogspot.com), a uma percepção que na lógica pós-moderna o corpo é o elemento usado para vender o edifício, mais não é investigado para o projeto do mesmo.
Agora tentarei trazer elementos para discutir essa parada, peça fundamental para entender a lógica do “projeto arquitetônico e o corpo” que me dará boas pistas também para o trabalho final e claro...ajudar no exercício da profissão
(será que vou ser arquiteto um dia?)

Até a próxima

No comments: